CAU/MT e Corpo de Bombeiros alinham ações
22 de janeiro de 2020 |

Foto: Giovanna Fermam
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso se reuniu na tarde do dia 21 de janeiro, com os representantes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT). A reunião foi promovida para alinhar as adequações que serão realizadas na norma técnica do corpo de bombeiros, a respeito das atribuições profissionais sobre a elaboração dos processos de segurança contra incêndio e pânico.
Essas mudanças que serão realizadas ainda no primeiro semestre de 2020, partiram de uma iniciativa do Conselho, após diversos questionamentos dos profissionais. Em oficio encaminhado em 2019, o Conselho solicita que arquitetos e urbanistas generalistas possam elaborar e executar projetos de instalações prediais de prevenção e combate a incêndio.

Foto: Giovanna Fermam
A norma técnica 01/2019, em vigor atualmente, exige que o projeto contra incêndio e pânico seja elaborado apenas por profissionais arquitetos e urbanistas com especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho. Os PSCIP, possibilitam alocar os equipamentos e instalações prediais de prevenção e combate a incêndio, além de descrever a localização no espaço dos sistemas prediais de proteção contra incêndio e catástrofes.
Em 2020, além das adequações que serão feitas na norma técnica, o Conselho em parceria com o Corpo de Bombeiros promoverão uma palestra para debater as principais dúvidas dos profissionais sobre a elaboração de projetos em segurança contra incêndio e pânico. As informações sobre a capacitação e sobre as mudanças na norma técnica, serão divulgadas em nosso site e em nossas redes sociais.
Saiba mais:
CBMMT acata orientação do CAU sobre projeto de combate a incêndio
Giovanna Fermam, Comunicação CAU/MT