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Home » Notícias » Notícias Recentes » Coronavírus: CAU/DF orienta profissionais em protocolos para pequenos negócios

Coronavírus: CAU/DF orienta profissionais em protocolos para pequenos negócios

31 de março de 2020
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O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal deu início a uma série de orientações aos profissionais arquitetos e urbanistas que estão presentes nos canteiros de obras de construção e reformas, escritórios e em outros locais de trabalho. A proposta é orientar sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas, a fim de impedir a disseminação do vírus COVID-19. Já foram publicados os infográfico “Protocolo para obras”,  e “Protocolo para escritórios”. 

O Protocolo para pequenas empresas foi elaborado em parceria com o Sebrae-DF, visando auxiliar os pequenos empreendedores na área de Arquitetura e Urbanismo, com orientações que possam ajudar no enfrentamento de dificuldades em seu negócio. Cabe ressaltar que as orientações devem ser avaliadas pelos empreendedores de acordo com a sua realidade financeira e de gestão. Além disso, estão sujeitas a alterações, conforme novos decretos e medidas sejam publicados pelos governos locais e federais.

PROTOCOLO PARA PEQUENOS NEGÓCIOS

  1. Ligue para o gerente de seu banco ou utilize os canais eletrônicos de atendimento para verificar a possibilidade de prorrogar as suas dívidas por 60 dias. Cada banco tem critérios próprios e define quais linhas de crédito serão passíveis de prorrogação.
  2. Regularize sua dívida junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional que facilitou o processo. Você poderá dar uma entrada de 1% do valor total em até 3 parcelas iguais e parcelar o restante em 81 meses ou 97 meses Veja as condições e outras opções em https://www.regularize.pgfn.gov.br/
  3. Verifique com o seu banco como seu negócio poderá se beneficiar com as novas linhas de crédito do Programa de Geração de Renda (Proger/FAT), anunciadas pelo Governo Federal.
  4. Tributos federais relativos ao Simples Nacional de março, abril e maio ganharam um prazo maior de 6 (seis) meses para pagamento, sendo lançados para outubro, novembro e dezembro.
  5. Ainda não foi prorrogado o período de pagamento de tributos estaduais, distritais e municipais. Recomenda-se utilizar uma guia avulsa para o pagamento do ICMS e ISS, por exemplo.
  6. Reavalie o seu negócio e as estratégias a cada mudança ocorrida na economia neste momento. Enxergue as oportunidades que surgem da crise para se reinventar.
  7. Atenda e mantenha contato com seus clientes, utilizando ferramentas de tecnologia. Quando a pandemia passar e as relações comerciais normalizarem, eles continuarão a consumir os seus produtos e serviços pelo atendimento prestado em um momento de crise a todos.
  8. Se já está tendo problemas para cumprir com as obrigações de dívidas existentes, procure o seu banco que pode estar disposto a negociar acomodações de curto prazo para aliviar sua carga de caixa.
  9. Não abandone seu Caixa. Seus compromissos financeiros continuam mesmo com a crise. Postergue ou renegocie pagamentos com fornecedores e prestadores de serviços. Desembolse apenas o que for essencial.
  10. Se o seu negócio funciona em uma sala alugada, por exemplo, repactue o contrato de locação do imóvel com a imobiliária ou com o (a) proprietário (a) do imóvel. Explique as suas dificuldades em gerir seus recursos neste momento.

Fonte: CAU/DF 

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♦ Escritório Descentralizado em Sinop: Avenida Sibipirunas, nº 4230, sala 03, Setor Residencial Norte, Sinop/MT, CEP: 78550-338 ♦ Escritório Descentralizado em Primavera do Leste: Rua Poxoréu, nº 99, sala 101, Edifício Vitória, Centro. Primavera do Leste/MT. CEP: 78850-000

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