Fantástico da TV Globo valoriza papel técnico e social do arquiteto
14 de outubro de 2015 |
Repórter Cristina Serra apresentou histórias exemplares e comoventes que valorizam a profissão
O programa Fantástico, da TV Globo, apresentou em 11/10/2015, dados inéditos da pesquisa CAU/BR-Datafolha sobre como o brasileiro constroi e ressaltou o papel técnico e social dos arquitetos. A partir das informações de que mais de 85% da população economicamente ativa do Brasil que reformou/construiu suas casas não utilizou serviços de um profissional tecnicamente habilitado, a reportagem mostrou o arrependimento dos entrevistados, como uma moradora do Rio de Janeiro que teve que mandar refazer os serviços de um inexperiente e mesmo assim o resultado final não ficou nada bom. “Para mim, o barato saiu caro”, declarou ela.
A repórter Cristina Serra, ex-correspondente da TV Globo em Nova York, também apresentou histórias de famílias que estão se beneficiando da lei de assistência técnica à habitação de interesse social, conseguindo assim realizar o sonho da casa própria (segura e confortável), via escritórios de assistência técnica (Brasília) ou contratação direta de arquitetos por associação de moradores (Diadema, SP). O projeto de Diadema foi um dos quatro contemplados pelo CAU/BR no edital de patrocínio de ações de assistência técnica, de um total de 25 inscritos, em todo pais.

Arquitetas discutem projetos para o loteamento Canhema II, projetado com recursos da Lei de Assistência Técnica
Outra história comovente foi de uma empregada doméstica de São Paulo que guardou uma poupança e quando o teto de sua casa ameaçou desabar, resolveu contratar dois arquitetos premiados internacionalmente, pagando o preço justo, para reconstruir a moradia em Vila Matilde.
Entrevistado em Brasília, o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, falou da necessidade do poder público levar mais a sério a lei 11.888/2008 (assistência técnica) e ampliar sua aplicação. Também mostrou com uma obra feita por profissional tecnicamente habilitado fica mais econômica, pois evita desperdícios que cobrem perfeitamente o custo do projeto arquitetônico, além de valorizar o imóvel.
A matéria tem 5m34s de duração, o que merece ser destacado em se considerando que foi transmitida no horário nobre da maior emissora de TV do país.
Clique aqui para assistir o vídeo completo.
Saiba mais sobre a pesquisa, acessando o hotsite especial.
Fonte: CAU/BR