Prefeitura de Cuiabá implantará em até 60 dias a emissão do alvará de construção automático
22 de março de 2022 |

Presidente do CAU/MT, André Nör, em reunião com o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Renivaldo Alves do Nascimento.
Hoje (22/3), em reunião com o Presidente do CAU/MT, o Secretário Renivaldo Alves do Nascimento, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Cuiabá, informou que está em andamento a implantação do alvará de construção automático no município. O prazo informado para funcionamento do sistema é de até 60 dias.
A automatização do alvará permitirá seu requerimento por meio eletrônico, otimizando o atendimento da população e profissionais da área. A alteração atende à Lei Complementar nº 478 de 13 de janeiro de 2020, que altera a Lei Complementar nº 412 de 18 de agosto de 2016, de modo que os novos processos serão baseados na nova normativa.
Para o Presidente do CAU/MT, André Nör, o alvará automático é um passo importante para a valorização da arquitetura e urbanismo, garantindo autonomia aos profissionais sem a necessidade da análise de projeto por parte da prefeitura. Além da agilidade no processo, a iniciativa inibe a atividade de leigos e estimula a contratação de um profissional responsável técnico habilitado.
Na reunião com o Secretário também foram alinhadas ações a serem desenvolvidas entre o Conselho de Arquitetura e Prefeitura de Cuiabá. Dentre essas ações temos o aprimoramento de iniciativas voltadas para a assistência técnica de habitação de interesse social (ATHIS) e o aperfeiçoamento do descarte de resíduo sólidos, potencializando ações de fiscalização.
Juliana Kobayashi, Comunicação CAU/MT