SICCAU: orientações em decorrência de falha no sistema
25 de janeiro de 2021 |
No dia 15 de janeiro ocorreu uma falha técnica em um dos sete servidores do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), entre as 12h e 16h, e alguns RRT e boletos emitidos por arquitetos e urbanistas nesse período não foram registrados corretamente no sistema. Isso causou duplicidade de numeração em alguns documentos. A orientação é que o profissional entre em contato com a central de atendimento do CAU/BR ou atendimento do CAU/MT para solução do problema.
Dentre as ocorrências relatadas temos o RRT emitido e pago que não consta mais no sistema do profissional; a indisponibilidade de pagamento de um RRT emitido; assim como profissional ou empresa está com a anuidade quitada, mas sem que tenha realizado pagamento de nenhum boleto. As equipes do CAU/BR e CAU/MT têm orientações específicas para ajudar o arquiteto e urbanista em cada uma dessas situações.
A Central de Atendimento do CAU/BR atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, por meio do chat clicando aqui, pelos telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613. Já o atendimento do CAU/MT está disponível das 8h às 18h pelo e-mail atendimento@caumt.gov.br e telefones: (65) 3028-4652 e (65) 3028-1100. Lembrando que o atendimento presencial na sede do CAU/MT em Cuiabá está suspenso por tempo indeterminado, mas acontece normalmente nos municípios de Sinop e Primavera do Leste, de 12h às 18h.
No mesmo dia em que ocorreu a falha no sistema, o CAU/MT encaminhou uma notificação extrajudicial ao CAU/BR exigindo o pleno funcionamento do Sistema de Comunicação e Informação do CAU – SICCAU. Nos últimos meses diversos erros têm ocorrido, acarretando prejuízos aos profissionais assim como a instituição, sem que soluções satisfatórias e permanentes sejam apresentadas.
Clique aqui e acesse na íntegra a notificação encaminhada.
Recentemente a nova gestão do CAU/BR informou aos arquitetos e urbanistas que pretende promover medidas para reforçar a segurança do SICCAU. Será realizada uma auditoria do sistema, buscando novas soluções para questões estruturais e, prezando a transparência junto aos profissionais e empresas, com o objetivo de resgatar o bom desempenho e a confiança no SICCAU.
Juliana Kobayashi, Comunicação CAU/MT
com informações do CAU/BR