Tutorial: Solicitação da primeira via da carteira profissional
24 de julho de 2019 |
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo faz a emissão da carteira de identidade profissional dos arquitetos e urbanistas. A carteira do CAU tem validade em todo território nacional e serve como comprovação do registro profissional e também como identificação civil. Ela pode ser requerida pelos profissionais arquitetos e urbanistas que possuem registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Para solicitar a primeira via da carteira profissional, acesse seu ambiente SICCAU com CPF e senha e siga os passos abaixo:
- Na página inicial aparecerá a mensagem abaixo. Clique no botão “Confirmação de dados para emissão da identidade profissional”.
- Leia cuidadosamente todos os dados, corrija os que estão errados e acrescente os que estão faltando.
Ressaltamos a importância da verificação e do preenchimento corretamente dos dados, para a validação e conclusão da carteira profissional.
No campo “Nacionalidade” preencha com o seu município de nascimento, por exemplo, “Cuiabá”, Várzea Grande”, “Rondonópolis”, “Sinop”. É necessário a verificação e o preenchimento corretamente dos dados, para a validação e conclusão da carteira profissional.
- Em seguida confirme os dados de endereço de correspondência.
- Caso tenha possuído registro no CREA e/ou no CONFEA, confirme os dados de informações do CREA. Se não possui, pode deixar em branco.
- Confirme os dados do título, ou seja, da formação profissional. Comece indicando o País de Diplomação.
- Caso seja no Brasil, preencha o Título, a UF da Instituição de Ensino e selecione a Instituição de Ensino na lista – caso não conste, escreva o nome da instituição de ensino no campo Anotação de Cursos.
Indique se você vai apresentar o Diploma ou o Certificado e informe o seu Número, a Data de Entrada e Data de Formação.
- Caso não seja no Brasil, preencha o Título, o nome da Instituição de Ensino e a Cidade onde ela se localiza.
Selecione agora a UF da Instituição Revalidadora do diploma e selecione a Instituição de Ensino na lista. Preencha a data da Revalidação, o número do Certificado, a data de Entrada e a data de Formação.
Os campos Anotação de Cursos, Descrição das Atribuições e Restrições da Atribuição podem ser deixados em branco.
- Por fim anexe os documentos que comprovam as alterações indicadas, tais como identidade, CPF, comprovante de residência, diploma ou certificado etc. Você também pode apresentar os documentos originais pessoalmente quando for fazer a coleta biométrica. Ao finalizar, clique em Enviar.
Pronto! Você será levado de volta à página inicial.
Para emitir o boleto da primeira via da carteira, siga os passos abaixo.
- Na página inicial do SICCAU aparecerá a mensagem abaixo. Clique no botão EMISSÃO TAXA DE SOLICITAÇÃO CARTEIRA.
- Aparecerá uma mensagem, caso não tenha pago nenhum boleto de carteira ainda, clique em SIM.
- Na página que aparece, clique no botão IMPRESSÃO TAXA DE SOLICITAÇÃO CARTEIRA.
- O boleto será aberto em uma janela pop-up. Caso não abra, verifique se o seu navegador está com a opção de pop-up habilitada. O boleto será emitido com vencimento para 30 dias após a data de emissão. Após o pagamento, guarde o comprovante.
Após fazer a atualização cadastral e emitir o boleto, imprima a declaração de veracidade para apresentar ao CAU do seu estado quando for fazer a coleta biométrica. Para isso, siga os passos abaixo.
- Na página inicial do SICCAU aparecerá a mensagem abaixo. Clique no botão IMPRIMIR DECLARAÇÃO DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS.
- Abrirá em uma nova janela a declaração. Imprima o documento, clicando no ícone da impressora no canto superior direito, assine e leve ao CAU do seu estado, junto com o comprovante de pagamento do boleto para realizar a coleta biométrica.
Giovanna Fermam, Comunicação CAU/MT com informações CAU/BR
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