Seu navegador não suporta Javascript.
contraste
menor maior
 
  • SERVIÇOS ONLINE
    • SICCAU
    • Denúncia
    • Solicitação de Registro
      • Profissional
      • Empresa
    • Pesquisa por Profissional / Empresa
    • Consulta por RRT
  • INSTITUCIONAL
    • Apresentação
    • Carta de Serviços
    • Quem é Quem
      • Conselheiros
      • Conselho Diretor
      • Comissões
      • Representações
      • Servidores
    • Atas das Reuniões
      • Plenárias Ordinárias
      • Plenárias Extraordinárias
      • Comissões e Colegiados
    • Agenda
    • Eleições do CAU
    • Manuais e documentos
  • LEGISLAÇÃO
    • Leis Federais
    • Atos do Plenário CAU/BR
      • Regimento Geral
      • Resoluções
      • Deliberações Plenárias
    • Atos do CAU/MT
      • Regimento Interno
      • Deliberações Plenárias
      • Portarias Normativas
      • Portarias Ordinatórias
      • Atos da Presidência
      • Instruções Normativas
    • Orientações Jurídicas
    • Acordos Regionais
    • Consultas Públicas
  • TRANSPARÊNCIA
    • Portal da Transparência
  • PROFISSIONAL
    • Vagas de emprego
    • Modelo de Contrato
    • Modelos de documentos
    • Modelo de placa de obra
    • Salário mínimo profissional
    • Custo Unitário Básico (CUB)
    • Código de Ética
    • Cursos e Eventos
  • COMUNICAÇÃO
    • Notícias
    • Destaques
    • Galeria de Fotos
    • Newsletters
    • CAU/MT na mídia
    • Notícias CAU/BR
    • Atendimento à Imprensa
  • DÚVIDAS
    • Perguntas Frequentes
    • Contato
  • OUVIDORIA
Home » Notícias » Notícias Recentes » “Vão bater e não farão a curva”, diz professor sobre tráfego de ônibus

“Vão bater e não farão a curva”, diz professor sobre tráfego de ônibus

3 de março de 2015
Nenhum comentário

Prefeitura de Cuiabá admitiu que ainda não tem um plano de trânsito para o local.

Apesar das graves falhas estruturais, Luiz Miguel afirmou que não há risco de desabamento repentino do viaduto.

A falta de projeto e de fiscalização na obra do Viaduto da Sefaz ocasionaram erros graves em sua estrutura.

Segundo o professor Luís Miguel de Miranda, doutor em Engenharia de Trânsito e integrante do Núcleo de Estudos de Logística e Transporte (Nelt), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), as falhas irão afetar até mesmo a funcionalidade do elevado.

Avaliações feitas por ele demonstraram que a obra perde sua função (de desafogar o trânsito e dar livre passagem ao VLT) porque dois ônibus, ou veículos de grande porte, não conseguiriam cruzar o viaduto concomitantemente, já que a distância mínima entre os veículos para realizarem a curva seria de 50 centímetros.

“Se colocar dois veículos grandes no viaduto eles ficam muito próximos um do outro. Irão bater e não farão a curva. Se não for para usar esse retorno pra ônibus, a obra perde-se 50% da funcionalidade. Eles têm que passar por cima, e se não puderem vão passar por onde? A geometria é insuficiente. Vão ter que prolongar o itinerário das linhas e causar mais trânsito e congestionamento. Que corrijam logo pra entrar pelo menos um ônibus no viaduto”.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thiago França, afirmou, nesta semana ao Repórter MT, que prefere não comentar a funcionalidade da obra até que ela seja totalmente liberada pelo Governo do Estado. Ele disse que a prefeitura ainda não tem um plano de trânsito para o local.

“Dois ônibus juntos não fazem a curva em nenhum lugar no mundo, não só ali. Não temos ainda um plano, mas se trata de uma que ainda não está totalmente concluída. É um viaduto que não foi efetivamente testado pela população, então é complicado falar dele. Vamos aguardar a conclusão do reforço pra poder falar alguma coisa”, disse ele.

Segurança da obra

Apesar das graves falhas estruturais, Luiz Miguel afirmou que não há risco de desabamento repentino do viaduto. De acordo com ele, o escoramento deve fortalecer a resistência da obra, reduzindo sua beleza, mas dando maior resistência.

Doutor em trânsito questiona fluxo de obra problemática

Doutor em trânsito questiona fluxo de obra problemática

“Não vejo risco. Pra cair, ele vai avisar de várias maneiras, como por exemplo, abrindo rachaduras de até meio centímetro. O laudo detectou que tem uma insuficiência de resistência, então vão ter que reforçá-la. O viaduto vai virar um ‘corcunda de Notre Dame’, imensamente feio, e precisam corrigir a superestrutura pra deixar os ônibus passarem. Vai penalizar muito a população”, avaliou o doutor.

O viaduto da Sefaz é uma das problemáticas obras da Copa. Seis meses após ser entregue, apresentou rachaduras na pista. Desde agosto do ano passado, está interditado. A fiscalização feita pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) gerou auto de infração e multas, sendo duas no valor de R$ 500 e uma de R$ 5.200.

Reparos de escoramento estão sendo realizados na obra. As vias foram trancadas para a colocação de vigas de sustentação no elevado. As alterações no trânsito devem permanecer durante cinco a sete meses, até a conclusão dos reparos.

Mesmo antes de ser inaugurado, em fevereiro de 2014, já mostrava baixa qualidade, com asfalto defeituoso, rachaduras e abertura de espaços entre as vigas de concreto, que colocariam em risco a segurança da obra.

A obra já custou, até agora, R$18 milhões aos cofres públicos. No entanto, ainda não foi contabilizado se haverá cobranças adicionais do Consórcio VLT-Cuiabá.

O Viaduto da Sefaz foi interditado parcialmente no dia 26 de julho para que no local fossem realizados reparos nas junções do viaduto, que faz com que a dilatação seja maior do que a prevista.

No local também foi realizada a blindagem dos cabos elétricos responsáveis pela iluminação do elevado. Já no início de agosto foi anunciada a interdição total do local. Em seguida, o Consórcio anunciou que o local permaneceria interditado até 2015 para obras.

Fonte: RepórterMT

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

« ‘Não roubei e nem deixei roubar nada’, diz ex-governador sobre VLT em MT
Rota de desvio é liberada durante serviços de reparo em rodovia »
TRANS





SERVIÇOS ONLINE

Acesse aqui o Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU, com os serviços que podem ser solicitados online pelos profissionais e empresas de arquitetura e urbanismo. Acesse aqui

CONTATO

Caso sua dúvida não conste na relação de Perguntas Frequentes, entre em contato com nossos canais de comunicação.
♦ E-mail:
atendimento@caumt.gov.br
♦ Telefones: (65) 3028-4652 / 3028-1100. De segunda a sexta-feira, das 08h às 18h em Cuiabá. De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h em Sinop. De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h em Primavera do Leste.
♦ A sede do CAU/MT está localizada na: Avenida São Sebastião, nº 3161, Edifício Xingú, 3º Andar, salas 301 a 305, Bairro Quilombo. Cuiabá-MT. CEP: 78045-000.
♦ Escritório Descentralizado em Sinop: Avenida Sibipirunas, nº 4230, sala 03, Setor Residencial Norte, Sinop/MT, CEP: 78550-338 ♦ Escritório Descentralizado em Primavera do Leste: Rua Poxoréu, nº 99, sala 101, Edifício Vitória, Centro. Primavera do Leste/MT. CEP: 78850-000

DÚVIDAS

Para atender às dúvidas dos profissionais e empresas, que em sua maioria são parecidas, o CAU/MT disponibiliza uma página com respostas às perguntas mais frequentes. Esta página foi criada para agilizar o atendimento, então antes de ligar ou enviar um e-mail, veja se sua dúvida já foi esclarecida. Acesse aqui
CAU/MT powered by WordPress and The Clear Line Theme

  • Mapa do Site
  • Topo
Nós usamos cookies em nosso site para poder oferecer uma melhor experiência, lembrando suas preferências a partir de suas visitas. Clicando em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Configurações de CookiesACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.