XXXVIII ENSEA e XXI CONABEA 2022 – Inclusão, materialidade e presencialidade: o que (des)aprendemos com a pandemia?
2 de setembro de 2021 |
A Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) convida todos a participar do Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ENSEA) e do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (CONABEA). Os eventos acontecem de 18 a 20 de abril de 2022 com o tema “Inclusão, materialidade e presencialidade: o que (des)aprendemos com a pandemia?”, e serão sediados no Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Campos Centro, na cidade de Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro.
O Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil tem atravessado transformações importantes, não só pelo aumento da diversidade no perfil dos alunos, graças às políticas afirmativas, mas, também, pela inclusão de agendas abrangentes e transversais. No entanto, as práticas presenciais e as condições de ensino, como um todo, foram colocadas em xeque no contexto da pandemia da COVID-19. Desde então, vimos à aceleração da adoção do ensino remoto, síncrono, on-line; mudanças essas que impactaram a vida dos professores, dos estudantes, dos trabalhos acadêmicos e da educação dos futuros arquitetos e urbanistas.
Emerge daí uma importante questão: como garantir um alto grau de qualidade de ensino e formação para todos os estudantes mediante o complexo cenário imposto pela pandemia? Nesse cenário desafiador, agravado pela crise econômica, pela precarização das relações de trabalho e pela instabilidade e redução dos quadros docentes do ensino superior, a ABEA propõe um amplo debate com vistas a novas e futuras perspectivas e estratégias para o ensino, a formação e a produção de AU no Brasil.
Para o evento serão selecionados artigos que versem sobre atividades pedagógicas relacionadas ao ensino de AU de forma ampla, valorizando-se experiências relacionadas aos desafios, consequências e aprendizados decorrentes do contexto de distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Os trabalhos podem tratar de diversas abordagens que envolvam teorias e práticas pedagógicas; formação de professores; estruturação curricular; didática no ensino superior; atividades de pesquisa e extensão; relação entre teoria e prática; experiências multi, inter e transdisciplinares; processos criativos e temas afins. O prazo de submissão será até o dia 16 de janeiro de 2022.
Informações adicionais podem ser solicitadas em: contato@abea.org.br
Com informações da ABEA