20 obras de mobilidade estão em execução; avenida 8 de Abril é a pior
11 de fevereiro de 2015 |
Dados apresentados pelo Governo, nesta segunda (9), mostram que 86,2% dos serviços de mobilidade urbana foram executados em Cuiabá e Várzea Grande. Esta porcentagem é referente às obras que não fazem parte do complexo do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Ao todo são 32 contratos, dos quais 20 ainda estão em execução, nove aguardam recebimento e apenas três foram concluídos e entregues oficialmente.
A situação mais crítica está na restauração da avenida 8 de Abril, na Capital, cujos serviços executados somam 64% do projeto, que inclui pavimentação, recuperação do canal e do passeio para pedestres. Segundo o relatório, faltam executar a finalização das rotatórias, a recuperação do canal, a sinalização e o paisagismo. A responsável pela obra, orçada em mais de R$ 25 milhões, é a empresa Engeglobal, que aponta como obstáculos para a conclusão as desapropriações e remoção de postes.
Em seguida, aparece o complexo da avenida da FEB, em Várzea Grande, que engloba o viaduto Professora Isabel Campos, mais conhecido como Dom Orlando Chaves. A obra foi inaugurada, no entanto, apenas 67% dos serviços foram concluídos. A empresa executora é a Sanches Tripoloni, a qual já recebeu cerca de R$ 12,8 milhões dos R$ 19 milhões previstos. No entanto, ainda há muito que ser feito, como as correções de não conformidades, que começaram a ser executadas no último dia 30 com o bloqueio parcial do elevado.
Na sequência está a implantação da avenida Parque Barbado, a qual teve 71,2% dos serviços executados. No local é visível que a obra está inacabada. Serviços como a pavimentação, sinalização e calçadas precisam ser feitos. Além disso, será necessária a desapropriação de um edifício para a finalização total da obra, orçada em mais de R$ 28 milhões.
Já o Complexo do Tijucal teve 78,7% dos serviços concluídos. De acordo com o relatório, esta importante obra para desafogar o fluxo na entrada da Capital, encontra alguns obstáculos como a remoção de postes e adutoras, ajustes no projeto e desapropriações. O complexo está orçado em R$ 36,7 milhões e está sob a responsabilidade do Consórcio EEF (Empresas Enpa; Engeponte e Funsolos).
Outras obras de melhorias viárias que chamam atenção, pois ainda não foram finalizadas são a duplicação da avenida Arquimedes Pereira Lima, com 79,7% dos serviços executados; a Trincheira Santa Rosa com 88,3%; a restauração e pavimentação das vias ao redor da Arena Pantanal com 90,5% executados; a Trincheira Verdão/Santa Isabel com 91,6%; a duplicação da Rodovia Mário Andreazza com 95,5% concluídos; a duplicação da Estrada da Guarita com 96,2% feitos; e a Trincheira dos Trabalhadores/ Jurumirim com 97,8% dos serviços executados.
Fonte: RD News