Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

04/05/2022ㅤ Publicado às 16:53

O Edital de Chamamento Público CAU/MT nº 02/2021 contemplou 06 (seis) projetos voltados para a assistência técnica de habitação de interesse social. O projeto que ganhou o 1º lugar na cota de 5 mil reais, foi o PARTICIPATHIS; proposto pela arquiteta e urbanista Priscila Wolff Sampaio, com a elaboração de uma cartilha para distribuição virtual.

O material busca auxiliar no desenvolvimento de processos participativos de ATHIS em intervenções intraurbanas, de forma a estimular novas iniciativas. Ele é voltado para arquitetos e urbanistas, estudantes, comunidades organizadas e demais interessados na temática. Sobre o projeto, a arquiteta Priscila destaca: “O edital do CAU foi uma grande oportunidade para viabilizar a produção desse material que agora ganha corpo através da cartilha PARTICIPATHIS”.

Priscila comenta que existem muitos projetos desenvolvidos por meio de processos participativos, mas cujas estruturas não são compartilhadas. “Poucos ou quase nenhum material e registro desses processos estão disponíveis para que outros grupos que possuem desejo de organizar uma iniciativa assim possa se basear ou buscar orientação. Por isso, fico muito feliz com o desenvolvimento desse projeto e espero que a cartilha seja uma importante ferramenta para orientar não só profissionais e estudantes, como lideranças e comunidades organizadas.”

Atualmente o material está em fase de finalização do projeto gráfico, e após a revisão final passará pelo processo de Registro na Biblioteca Nacional e emissão do ISBN. A previsão é de que a cartilha esteja disponível ao público no início de junho.  O material será divulgado nas redes sociais assim como na mídia mato-grossense. A cartilha reúne referências, sugestões de metodologias, possibilidades de financiamento e desafios, entre outros tópicos que podem auxiliar os interessados em participar de processos participativos de ATHIS.

Sobre a iniciativa, o coordenador da comissão de elaboração do edital Athis 2021, Conselheiro Enodes Soares Ferreira, declarou: “Fico muito feliz que o fruto do nosso trabalho frutificou e podemos começar a entregar para a sociedade mato-grossense trabalhos de extrema relevância, que servirão como indutor para conscientizar o poder público da aplicação da Lei Federal de Assistência Técnica, e também mostrar à comunidade de arquitetos e urbanistas o grande mercado que temos disponível e que poderá ser explorado. Para esse ano de 2022, estamos trabalhando a publicação de um novo edital, buscando ampliar a capacidade de participação e abrindo portas para novos projetos”.

Saiba mais:
Conheça o Projeto Participativo de Reforma para o Centro Comunitário Vila Verde
Confira andamento dos trabalhos contemplados pelo Edital de Athis do CAU/MT

Juliana Kobayashi, Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

24/07/2024

Confira a lista de inscritos do curso de Tabela de Honorários

Destaques

24/07/2024

Feriado de São Cristóvão – Não haverá expediente em Primavera do Leste

Destaques

23/07/2024

Inovação e Política Pública Marcam 41ª Reunião do Fórum de Presidentes do CAU/UFs

Destaques

23/07/2024

CAU/MT recebe Abilio Brunini (PL) e apresenta carta com políticas públicas para desenvolvimento da cidade