Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

04/09/2019ㅤ Publicado às 12:20

Neste mês, se inicia a campanha do Setembro Amarelo que tem por objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevenção é fundamental para reverter os casos de suicídio, garantindo ajuda e atenção adequada. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

O suicídio ainda é um tabu na sociedade e o setembro amarelo busca mudar isso, pois muitas pessoas não sabem como procurar ajuda e muitas não sabem como ajudar. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

O arquiteto e urbanista tem papel essencial em relação ao espaço e as percepções cerebrais. Todo ambiente que é desenhado pelo homem, tem um poder bastante relevante nas relações humanas e na forma como encaramos nossas rotinas. Sendo assim, alguns fatores como luminosidade, temperatura, acústica e ventilação são importantes elementos na configuração de um ambiente de qualidade.

A dinâmica do espaço pode fazer diferença no combate às principais causas do suicídio, auxiliando na busca pela recuperação da vontade de viver. Espaços físicos, seja residências, escolas, hospitais ou no trabalho, precisam de conforto, gerando sensações positivas. Faça parte desta causa!

Giovanna Fermam, Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

19/07/2024

Artigo: “A catástrofe do Shopping dos Camelôs”, por Jandira Maria Pedrollo

Notícias Recentes

19/07/2024

150ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/MT

Notícias Recentes

18/07/2024

CAU/MT recebe orçamentos de itens de informática

Notícias Recentes

18/07/2024

6ª Reunião da Comissão de Ensino e Formação do CAU/MT