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Home » Notícias » Notícias Recentes » Defesa Civil propõe controle do tráfego durante as chuvas

Defesa Civil propõe controle do tráfego durante as chuvas

24 de fevereiro de 2015
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medida deve ser adotada no entorno do elevado e do Córrego do Barbado, na região do Coxipó

A medida será adotada no entorno do Viaduto da UFMT e do Córrego do Barbado, no Coxipó

A Superintendência da Defesa Civil de Mato Grosso quer controlar o tráfego de veículos e de pessoas na região no entorno do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Córrego do Barbado, durante as ocasiões de chuvas.

A medida faz parte do Plano de Contingenciamento para evitar maiores prejuízos com alagamentos no local, que foram agravados após a inauguração do viaduto, em 2013. Atualmente, basta chover que o entorno do elevado fica intransitável.

Segundo o superintendente da Defesa Civil, coronel Abádio José da Cunha Júnior, a proposta é fazer a interrupção de tráfego na região enquanto estiver chovendo, bem como orientar a população a utilizar rotas alternativas. Uma das opções que ainda não foi oficialmente confirmada deve ser a mesma rota usada durante o período de obras no local.

Isso significa que os motoristas que trafegam pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, no sentido Centro-Coxipó, deverão entrar à direita, na Rua Garcia Neto, e seguir até a Rua Coronel João Lourenço. De lá, deverão seguir à esquerda e virar, na sequência à direita, na Avenida Tancredo Neves. A partir daí, seguem para o bairro Petrópolis.

Já no sentido oposto, os motoristas que seguem pela avenida devem entrar à direita, na Rua 1, do bairro Boa Esperança, e seguir até a Avenida das Torres.

Para o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, a medida é necessária enquanto a obra de drenagem no local não for iniciada. O projeto deveria ser executado para garantir a vazão da água da chuva no entorno do viaduto e impedir os alagamentos oriundos das cheias do Córrego do Barbado, especialmente entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa, Brasília e Tancredo Neves. “Enquanto as obras na região não são retomadas, implementaremos medidas de contingenciamento, para mitigar transtornos e minimizar situações de risco para a população”, disse o secretário.

Ainda não há previsão de quando os serviços nas imediações do viaduto devam começar, uma vez que as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) seguem paralisadas, a pedido do próprio consórcio, que exige o pagamento de uma dívida de R$ 160 milhões para dar continuidade às obras.

Apesar de aprovado pelo Estado, o Plano de Contingenciamento ainda será apresentado e discutido com a Defesa Civil de Cuiabá, que, juntamente com Prefeitura, já notificou por quatro vezes o Consórcio VLT para que apresente o projeto de drenagem. A última notificação ocorreu em dezembro e o consórcio tinha prazo de 15 dias corridos para apresentar o documento. No entanto, ainda não o fez.

Implosão

No documento, a Prefeitura de Cuiabá admitiu a possibilidade de que o Viaduto da UFMT seja implodido, caso não sejam solucionados os problemas de drenagem.

A medida foi apontada como necessária para garantir a resolução do problema, que piorou devido ao fechamento de diversos pontos de escoamento, assim que a obra foi concluída.

Outra alternativa estudada era ingressar com uma ação judicial contra a extinta Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o Consórcio VLT e as demais empresas envolvidas, para que as obras fossem completamente refeitas. No entanto, a ação não foi tomada pela Prefeitura de Cuiabá.

A obra

A obra do viaduto custou R$ 23 milhões e estava prevista para ser entregue em agosto de 2013, mas só foi inaugurada em dezembro daquele ano.

Ainda durante sua execução, o elevado apresentou um problema em uma das vigas de sustentação, que só foi corrigido após a demolição das vigas transversinas, para remoção das vigas pré-moldadas e das transversas.

Após isso, surgiu o problema das rotatórias, que só foram finalizadas uma semana antes da Copa do Mundo, em junho do ano passado.

Segundo o projeto, sob o viaduto passará o eixo 2 do modal (Centro-Coxipó), mas não há previsão de quando o VLT opere no local, visto que as obras estão paralisadas.

Sem projeto, o modal fica impedido de operar, já que ele não funciona quando o volume de água é intenso.

Fonte: Midia News

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