Governo Federal adia conclusão de 14 obras de infraestrutura para depois da Copa do Mundo de 2014
27 de novembro de 2013 |
Dos 109 projetos inicialmente previstos nas 12 cidades-sede, apenas 21 intervenções foram entregues e 68 estão em andamento
O Ministério dos Esportes divulgou na última segunda-feira (25) a quinta atualização da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014, que lista as obras que serão prioritariamente construídas até o evento. Ao todo, 14 projetos foram excluídos da lista, sendo 10 em Porto Alegre.
As outras intervenções que não vão ser entregues a tempo do evento estão em Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. São elas: o corredor Via 710, de Belo Horizonte, a reforma do corredor Cândido Abreu, em Curitiba, a reforma do aeroporto de Recife e as melhorias para o Porto do Rio de Janeiro.
Por outro lado, o projeto de pavimentação do entorno do estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, foi incluído na matriz e deverá ser realizado para o evento.
Até agora, dos 109 projetos inicialmente previstos nas 12 cidades-sede, apenas 21 intervenções foram entregues e 68 estão em andamento. Há 45 obras concluídas ou em fase de execução na área de mobilidade urbana nas 12 cidades-sede: 17 corredores e vias; 16 estações, terminais, Centrais de Controle de Tráfego (CCTs) e obras em entorno de arenas; dez obras de Bus Rapid Transit (BRT); e dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).
Além disso, quanto aos aeroportos, das 30 intervenções listadas no 5º Balanço de Ações, dez já foram entregues. As outras 20, localizadas em 12 aeroportos, têm entrega prevista de novembro de 2013 a maio de 2014. Em relação aos cinco portos listados no balanço, um já foi concluído – o Porto de Recife – e quatro estão em obras.
Em 2011, o Governo Federal havia aplicado R$ 33 bilhões para a realização do torneio. Agora, com as exclusões, os investimentos somam R$ 25,5 bilhões.
Fonte: PINIweb
Comunicação CAU/MT