Lojistas de Sorriso tiram dúvidas de como manter uma relação ética com arquitetos e clientes
24 de agosto de 2017 |
O vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), Eduardo Cairo Chiletto, esteve reunido com 25 lojistas do município de Sorriso nesta semana (22), para dialogar sobre os principais pontos do Código de Ética e Disciplina, instituído pela resolução nº 52, de 6 de setembro de 2013, que regem a relação com os arquitetos e urbanistas, principalmente no momento da especificação de materiais para projetos e obras.
Durante a reunião, Chiletto ressaltou a importância dessa troca de informações dos arquitetos com os lojistas, pois permite descobrir produtos, desenvolver inovações tecnológicas, estéticas e de uso de materiais. “O diálogo constante entre lojistas e arquitetos é muito saudável e traz benefícios para os clientes, desde que pautados na ética profissional”, reforçou.
Os lojistas aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre como desenvolver essa relação sem que haja destinação de benefícios financeiros (ou outras vantagens), o que representa falta ética para o arquiteto e coloca em risco o comércio também, que pode ser enquadrado em crime de lesão ao consumidor.
Chiletto apresentou alguns casos que tem ocorrido no Brasil quando constatadas irregularidades. Neste caso, o profissional denunciado responde a processo disciplinar e pode ter como punição desde uma advertência até a perda da carteira profissional, ficando impedido de atuar. Do outro lado, o Ministério Público pode denunciar os lojistas por crime contra o consumidor, cuja pena vai desde o pagamento de multa até prisão dos envolvidos. “O que queremos ressaltar é que os bons profissionais, que mantém uma relação ética com clientes e lojistas, fazem a especificação de materiais para garantir que os produtos indicados tornem real do sonho o cliente, seguindo critérios de qualidade, conforto e segurança”, ressaltou Chiletto.
Os lojistas disseram que não tinham tantas informações sobre as sanções que podem sofrem e que, agora, possuem argumentos para apoiar a ação do CAU/MT em defesa dos bons profissionais e, acima de tudo, dos clientes. Nilton Hara, por exemplo, do segmento de tintas, frisou que hoje a sociedade fala muito em ética então é preciso prestar atenção nas corrupções do dia a dia. “O arquiteto já recebe para fazer o projeto e acompanhar a obra, não pode receber comissão do lojista porque não trabalha para nós. Trabalha para o cliente ”, explicou.
Para Eber Alexandre Garcia, é preciso ter mais informações e discussões sobre o tema para que toda a sociedade saiba sobre o que é certo e errado. “A conversa foi ótima, pois trouxe muitos esclarecimentos e, principalmente, alertou sobre os riscos dessa prática para os lojistas”, pontou.
A arquiteta e urbanista Natiele Falchetti, presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Técnicos de Sorriso (Assenarts), considera fundamental a presença do CAU/MT nos municípios. “Este é um processo que precisa ser constante. Mas saber que o Conselho atua com estudantes, professores, profissionais e lojistas demonstra o esforço na valorização da profissão”, disse.
A agenda em Sorriso integra as ações desenvolvidas para cumprir a missão do CAU que é “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento da arquitetura e urbanismo”.
Comunicação CAU/MT