Prazo para liberação de RRT no sistema
25 de fevereiro de 2021 |
Alguns profissionais entram em contato com o setor de atendimento técnico quando, após pagar um RRT, não conseguir encontrá-lo liberado no sistema. Nesse casos, podemos nos deparar com algumas situações:
▶ O PAGAMENTO AINDA ESTÁ SENDO PROCESSADO
Pagamentos realizados no Banco do Brasil são registrados em até 24 horas, já pagamentos realizados em outros bancos podem levar até 72 horas para serem registrados em nosso sistema.
▶ O PAGAMENTO FOI AGENDADO PARA A DATA DE VENCIMENTO
Ao iniciar o processo de pagamento do seu boleto pelo código de barras, a data de pagamento geralmente é a mesma da data do vencimento. Contudo, a data de vencimento oferece um prazo de 10 dias para pagamento, após a emissão do RRT, quando o sacado é o próprio profissional ou a pessoa jurídica contratada. Caso seja do interesse do profissional pagar antes dessa data, para que acelere a validação do RRT, é necessário alterar a data do pagamento para o dia em que estiver efetivando a transação.
Caso já tenha feito o pagamento e seja do seu interesse antecipá-lo, será necessário cancelar o agendamento e realizar o pagamento com a data atual.
▶ O RRT EMITIDO É EXTEMPORÂNEO
Neste caso, o pagamento consta no sistema, mas o RRT não está liberado e aparece uma mensagem de pendência de pagamento. Isso acontece já que a emissão de um RRT Extemporâneo compreende o pagamentos da a taxa de expediente (para iniciar análise do documento) + a taxa de RRT; ou a taxa de RRT + multa de 300% do valor vigente da taxa de RRT, se a emissão for oriunda de auto de infração lavrado pela fiscalização do CAU.
O boleto da 2ª taxa só poderá ser emitido após aprovação do RRT pelo setor técnico do CAU/MT. Enquanto não houver a finalização de todo o processo com o crédito do pagamento da 2ª taxa no SICCAU, o RRT Extemporâneo não estará válido e a mensagem de pendência de pagamento continuará aparecendo.
Atendimento CAU/MT
Em caso de dúvidas você pode entrar em contato direto conosco pelos telefones: (65) 3028-4652 / 3028-1100, através do e-mail atendimento@caumt.gov.br ou presencialmente em nossas unidades listadas abaixo:
A sede do CAU/MT está localizada na: Avenida São Sebastião, nº 3161, Edifício Xingú, 3º Andar, salas 301 a 305, Bairro Quilombo. Cuiabá-MT. CEP: 78045-000. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
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O escritório descentralizado em Primavera do Leste está localizado na Rua Poxoréu, nº 99, sala 101, Edifício Vitória, Centro. Primavera do Leste/MT. CEP: 78850-000. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Juliana Kobayashi, Comunicação CAU/MT.