Solicitação da carteira profissional: primeira via
21 de outubro de 2019 |
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo faz a emissão da carteira de identidade profissional dos arquitetos e urbanistas. A carteira, gratuita, tem validade em todo o território nacional, sem prazo de vencimento, como comprovação do registro profissional e também como identificação civil, em substituição ao documento de RG.
A carteira profissional pode ser requerida pelos profissionais arquitetos e urbanistas que possuem registro definitivo no CAU. Os profissionais com registro provisório precisam primeiro remeter, via SICCAU, seus diplomas de conclusão de curso de graduação para análise e liberação do registro definitivo pelo CAU.
Para solicitar a primeira via da carteira profissional, acesse o SICCAU com CPF e senha e siga os passos abaixo:
- Clique no menu Carteira Profissional e Solicitar Carteira.
- O sistema identificará a sua situação e registro e de solicitações de carteira e exibirá uma mensagem. Clique em Prosseguir.
- O sistema exibirá a tela abaixo, que mostra as etapas para a solicitação da carteira. Na primeira etapa, é preciso verificar os seus dados biográficos. Se estiver tudo certo, clique em SIM. Caso haja algum dado errado, clique em NÃO – nesse caso você será direcionado para a Atualização Cadastral, veja o passo a passo para este caso, clicando aqui. Aqui prosseguiremos com a opção “SIM”.
- Depois de clicar em SIM, o sistema habilita o botão Próximo, clique nele. Caso o sistema identifique alguma inconsistência (órgão expedidor inválido, ausência de informação etc.) será solicitado que seja feita uma atualização cadastral.
- Na segunda etapa, você deve confirmar o recebimento da carteira na sede do seu CAU/UF. Leia a declaração e clique no quadradinho dela, isso habilitará o botão Próximo – clique nele.
- Abrirá uma janela pop-up com o PDF da Declaração de Veracidade das Informações Prestadas. Imprima ou salve o arquivo e feche a janela. Atenção: alguns navegadores podem bloquear a janela pop-up, contudo a declaração de veracidade continuará armazenada.
- Na janela principal do navegador, o sistema avançou para a terceira etapa, que é de emissão do boleto. Clique no botão Gerar Boleto e Concluir Solicitação.
- Uma nova janela pop-up será aberta com o arquivo pdf do boleto emitido, com vencimento para 15 dias. Imprima ou salve o arquivo e feche a janela.
- Sua solicitação de carteira foi cadastrada!
Na janela principal do navegador, será exibida a página de acompanhamento da solicitação. Veja que no quadro Status da Solicitação, o sistema exibe todos os passos que já foram efetuados. Veja também que no quadro Taxa de Carteira, consta que o boleto está aguardando pagamento. Para dar prosseguimento à sua solicitação, é preciso pagar o boleto, o que irá habilitar o Agendamento da Coleta Biométrica.
Para realizar a coleta biométrica, primeiro é preciso pagar o boleto da taxa de emissão da carteira e aguardar a sua compensação – que ocorre em até dois dias úteis. Feito isso, acesse o SICCAU com seu CPF e senha. No CAU/MT não é necessário realizar o agendamento para a coleta biométrica. Sendo assim, aparecerá a tela abaixo.
Clique em Concluir a Solicitação e compareça ao CAU/MT durante o horário de atendimento das 08h às 18h, ou entre em contato pelos telefones 65) 3028-4652 / 3028-1100 para maiores detalhes.
Clique aqui e confira o tutorial na íntegra.
Giovanna Fermam, Comunicação CAU/MT