CAU/MT conquista premiações nacionais por campanhas de valorização
2 de abril de 2024 |
As campanhas de valorização profissional desenvolvidas pelo CAU/MT junto a agência de publicidade SOUL, vinculadas ao Movimento Vida Bem Pensada, tem conquistado premiações nacionais. A proposta da Gestão 2021-2023 foi desenvolver campanhas frisando que além da estética e conforto, o trabalho desenvolvido pelo arquiteto é prático, inteligente e eficiente; considerando um simples cômodo, uma casa, uma rua ou toda uma cidade.
No FestVideo 2024, um dos mais respeitados prêmios publicitários do país, a campanha “Novela Mexicana” conquistou o bronze na categoria “Filme Capital”. Por meio desse trabalho, o Conselho demonstra que ninguém gosta quando sua obra ou reforma vira um drama digna de novela mexicana, para evitar esse problema a recomendação é clara: consulte um arquiteto e urbanista!
O Festival tem como princípio reconhecer e premiar os trabalhos desenvolvidos nas principais regiões do país, além de incentivar os investimentos em talentos e tecnologia, visando sempre o aperfeiçoamento da criatividade e da qualidade dos serviços técnicos das agências e produtoras. A categoria “Filme Capital”, na qual o vídeo da campanha foi vencedora, é exclusiva para agências independentes sediadas nas capitais brasileiras.
No FestVideo 2023, o Conselho ganhou o ouro na mesma categoria, com a campanha “Casa Mal Assombrada”. O vídeo demonstrava que luz piscando, água brotando do chão e rachaduras surgindo podem ser piores do que uma casa mal-assombrada. Sendo que a solução é simples: é só chamar um arquiteto, o profissional que é perito em fazer uma obra bem-feita, com qualidade e bom gosto.
As duas campanhas também foram premiadas recentemente no Prêmio Colunistas Centro-Leste 2023, na categoria “Institucional ou corporativo”. A campanha “Casa Mal Assombrada” obteve o ouro e a campanha “Novela Mexicana” obteve bronze. Nessa mesma categoria outras duas campanhas do CAU/MT foram finalistas, a dos “Três porquinhos – Obra boa não é faz de conta” e do “Banco – Se vai ter obra, tem que ter arquiteto!”.
A campanha dos três porquinhos remete a história infantil, mas demonstrando que alguns problemas não são faz de conta e que nem lobo mau dá tanta dor de cabeça quanto obra mal executada. Sendo que a solução para evitar esses problemas está na contratação de um profissional arquiteto e urbanista, com registro regular junto ao Conselho Profissional.
Já a campanha do “Banco” apresenta o slogan: “Se vai ter obra, tem que ter arquiteto!”, reforçando que atividades sem um responsável técnico legal compromete a segurança, bem-estar e saúde das pessoas e da integridade do imóvel. Um “pedreiro de confiança” ou um “parente que é design” é o famoso “barato que saí caro”: sua obra ficará irregular e não poderá ser registrada junto aos órgãos competentes. Não haverá um planejamento prévio prevendo a quantidade certa de materiais, evitando desperdício; muitas vezes será preciso refazer um serviço, aumento os custos e o tempo.
Todas as campanhas foram potencializadas pelo acordo de cooperação com diversos CAU/UFs, permitindo que o material produzido pela agência fosse distribuído a outros Conselhos sem custo adicional, por meio da cessão de direitos autorais por parte da agência de publicidade SOUL. Com a participação desses Estados, foi possível expandir o alcance da campanha, permitindo que conteúdos que valorizam a profissão tivessem ampla repercussão.
Juliana Kobayashi, Comunicação CAU/MT